Multiplicação e Divisão com Frações Algébricas

Para multiplicar ou dividir frações algébricas, usamos o mesmo processo das frações numéricas. Fatorando os termos da fração e simplificar os fatores comuns.

Exemplos:



Não esqueça! Para aprender ''frações algébricas'', você precisa saber:

Polinômios e monômios, fator comum em evidência, diferença de dois quadrados, agrupamento, trinômio do quadrado perfeito, simplificação de frações algébricas, operações com frações.

Exemplo de Aplicabilidade: As expressões algébricas são encontradas muitas vezes em fórmulas matemáticas. Por exemplo, no cálculo de áreas de retângulos, triângulos e outras figuras planas.

posted under | 7 Comments

Adição e Subtração de Frações Algébricas

Os números na forma de fração pertencem ao conjunto dos números racionais e são utilizados na representação das partes de um inteiro. Entre as frações, podemos efetuar todas as operações básicas, como adicionar, subtrair, multiplicar, dividir, potencializar e aplicar a raiz quadrada.

Quando as frações possuem o mesmo denominador, basta somar ou subtrair os numeradores.

Ex:

Quando as frações possuem denominadores diferentes, basta reduzi-las ao mesmo denominador e em seguida, somar ou subtrair os numeradores.

Ex:

Convém lembrar dos jogos de sinais.

Na expressão

( x³ + 2 y² + 1 ) – ( y ² - 2 ) = x³ +2 y² + 1 – y² + 2 = x³ + y² +3

Ex.: 2 x³ y² z + 3x³ y² z = 5x³ y² z

ou
2 x³ y² z -
3x³ y² z = -x³ y² z

Exemplos:


'

Não esqueça! Para resolver '''Adição e Subtração de Frações Algébricas'', você/

Fator comum em evidência, diferença de dois quadrados, agrupamento, trinômio do quadrado perfeito, mmc polinômios, simpl. frações algébricas.

Exemplo de Aplicabilidade: Em física também, bastando lembrar que no lançamento de um projétil, a trajetória é uma parábola do segundo grau, que é um polinômio do segundo grau (y=a.x^2+b.x+c).

posted under | 0 Comments

Frações Algébricas

O cálculo de frações algébricas utiliza o mesmo processo do cálculo das frações numéricas, admitindo-se sempre que o denominador não seja nulo, ou seja, diferente de zero.


Uma expressão algébrica é usada para representar uma constate, uma variável ou uma combinação de variáveis e constantes relacionadas por um número finito de operações (adição, subtração, multiplicação, divisão, radiciação, potenciação). Exemplos de expressões algébricas são

3x2y2 y

Uma expressão algébrica envolvendo somente potências não-negativas de uma ou mais variáveis e não contendo variáveis no denominador, é chamada polinômio.

Por exemplo:

2x x23x+1

são polinômios na variável x.

Exemplos de polinômios nas variáveis x e y são

2x3y2 5x38y

Não esqueça! Para aprender ''frações algébricas'', você precisa saber:Polinômios, fator comum em evidência, diferença de dois quadrados, agrupamento, trinômio do quadrado perfeito.

Exemplo de Aplicabilidade: Uma grande aplicação de polinômios é em criptografia.

posted under | 0 Comments

MMC de Polinômios

As expressões algébricas fracionárias são aquelas em que o denominador possui letras, isto é, termos variáveis. Veja os exemplos:
No caso dessas frações algébricas, antes de realizarmos a soma devemos aplicar o cálculo do mmc, no intuito de igualar os denominadores, pois sabemos que somente adicionamos frações com denominadores iguais.
Para determinarmos o mmc de polinômios, fatoramos cada polinômio individualmente, e logo em seguida multiplicamos todos os fatores sem repetição dos comuns. A utilização dos casos de fatoração é de extrema importância para a determinação de algumas situações envolvendo mmc. Observe o cálculo do mmc entre polinômios nos exemplos a seguir:


Exemplo 1

mmc entre 10x e 5x² – 15x
10x = 2 * 5 * x
5x² – 15x = 5x * (x – 3)
mmc = 2 * 5 * x * (x – 3) =
10x * (x – 3) ou 10x² – 30x


Exemplo 2

mmc entre 6x e 2x³ + 10x²
6x = 2 * 3 * x
2x³ + 10x² = 2x² * (x + 5)
mmc = 2 * 3 * x² * (x + 5) =
6x² * (x + 5) ou 6x³ + 30x²


Exemplo 3

mmc entre x² – 3x + xy – 3y e x² – y²
x² – 3x + xy – 3y = x(x – 3) + y(x – 3) = (x + y) * (x – 3)
x² – y² = (x + y) * (x – y)
mmc =
(x – 3) * (x + y) * (x – y)

Exemplo 4

mmc entre x³ + 8 e do trinômio x² + 4x + 4.
x³ + 8 = (x + 2) * (x² – 2x + 4).
x² + 4x + 4 = (x + 2)²
mmc =
(x + 2)² * (x² – 2x + 4)

Exemplo 5

x² - 4, 2x + 4, x² - 2x
x² - 4= (x+2). (x-2)
2x + 4= 2. (x+2)
x² - 2x= x. (x-2)
mmc= 2x. (x+2). (x-2)

Exemplo 6

8x², 2x - 10
8x²= 8x²
2x - 10= 2. (x-5)
mmc= 2x². (x-5)

Não esqueça! Para resolver ''mmc de polinômios'', você precisa saber:

Polinômios, fator comum em evidência, diferença de dois quadrados, agrupamento, trinômio do quadrado perfeito.

Exemplo de Aplicabilidade: é quando se deseja projetar uma obra pública, como um sistema de abastecimento de água, para uma população futura de uma cidade. Deve-se, então estimar essa população daqui a 20 ou 50 anos. Baseando-se em dados de anos anteriores, podemos chegar a uma função de crescimento da população, onde y é a população e x é o ano. E esta função de crescimento pode ser um polinômio.

posted under | 9 Comments

O Universo Positivo e Negativo da Matemática ao longo da história da humanidade

A matemática, como todas as outras coisas, tem seu lado positivo e negativo.
Seu lados positivos são bem claros e lógicos, como viveríamos sem os números? Para calcular o preço de uma alimento, para desenvolver a lógica mental, o raciocínio, para todos tipos de profissões, nenhuma pessoa é capaz de conseguir um emprego sem saber todos os assuntos da matemática. Até mesmo no lazer, quando tocamos um simples instrumento como um violão, precisamos da matemática.
Agora, os pontos negativos, realmente existem. Não que a matemática foi feita para o lado do mau, mas sempre existem pessoas que usam para o ruim. Como exemplo, traficantes que precisam da matemática para verificar o peso de uma droga como maconha, na balança de precisão. Ou então terroristas que calculam o tempo de uma bomba. Infelizmente, a matemática é usada para essas coisas também.

posted under | 0 Comments

Trinômio do Quadrado Perfeito

Trinômio do quadrado perfeito é o 3º caso de fatoração de expressão algébrica. Ele só pode ser utilizado quando a expressão algébrica for um trinômio (polinômio com três monômios) e esse trinômio formar um quadrado perfeito.

O que é trinômio

Trinômio é um polinômio que tem três monômios sem termos semelhantes. Nem todos os trinômios acima podem ser fatorados utilizando o quadrado perfeito.

O que é quadrado perfeito

Para melhor entender o que é quadrado perfeito, veja:

Podemos considerar um número sendo quadrado perfeito? Sim, basta que esse número seja o resultado de outro número elevado ao quadrado, por exemplo: 25 é um quadrado perfeito, pois 52 = 25.
Agora, devemos aplicar isso em uma expressão algébrica, observe o quadrado à abaixo com lados x + y, o valor desse lado é uma expressão algébrica.

Para calcularmos a área desse quadrado podemos seguir duas formas diferentes:

1º forma: A fórmula para o cálculo da área do quadrado é A = Lado2 , então como o lado nesse quadrado é x + y, basta elevá-lo ao quadrado.

A1 = (x + y)2

O resultado dessa área A1 = (x + y)2 é um quadrado perfeito.

2º forma: Esse quadrado foi dividido em quatro retângulos onde cada um tem a sua própria área, então a soma de todas essas áreas é a área total do quadrado maior, ficando assim:

A2 = x2 + xy + xy + y2, como xy e xy são semelhantes podemos somá-los

A2 = x2 +2xy + y2

O resultado da área A2 = x2 +2xy + y2 é um trinômio.


As duas áreas encontradas representam a área do mesmo quadrado, então:

A1 = A2
(x + y)2 = x2 +2xy + y2


Então, o trinômio x2 +2xy + y2 tem como quadrado perfeito (x + y)2.

Quando tivermos uma expressão algébrica e ela for um trinômio do quadrado perfeito a sua forma fatorada é representada em forma de quadrado perfeito, veja:

O trinômio x2 +2xy + y2 fatorado fica (x + y)2.

Veja alguns exemplos:

Exemplo 1:

Dado o trinômio m2 – m n + n2 , devemos tirar as raízes dos termos m2 e n2 , as raízes serão m e n, o dobro dessas raízes será 2. m . n que é diferente do termo m n (termos do meio), então esse trinômio não é quadrado perfeito.

Exemplo 2:

Dado o trinômio 4x2 – 8xy + y2, devemos tirar as raízes dos termos 4x2 e y2 , as raízes serão respectivamente 2x e y. O dobro dessas raízes deve ser 2 . 2x . y = 4xy, que é diferente do termo 8xy, então esse trinômio não poderá ser fatorado utilizando o quadrado perfeito.

Exemplo 3:

Dado o trinômio 1 + 9a2 – 6a.
Devemos, antes de usar as regras do quadrado perfeito, colocar o trinômio em ordem crescente de expoentes, ficando assim:
9a2 – 6a + 1.
Agora, tiramos a raiz dos termos 9a2 e 1, que serão respectivamente 3a e 1. O dobro dessas raízes será 2 . 3a . 1 = 6a, que é igual ao termo do meio (6a), então concluímos que o trinômio é quadrado perfeito e a forma fatorada dele é (3a – 1)2.

Exemplo 4:

x² + 2x +1= (x+1)²
Vx²= x
Vx²= 1
2.x.1= 2x


Exemplo 5:

4x² - 12x +9= (2x-3)²
V4x²=2x
V9= 3
2.2x.3= 12x

Exemplo 6:

4x² - 12xy +9y²= (2x-3y)²
V4x²= 2x
V9y²= 3y
2.2x.3y= 12xy

Não esqueça! Para resolver ''fatoração de polinômios'', você precisa saber:

Monômios e polinômios; operações com números racionais, fatoração de polinômios.

Exemplo de Aplicabilidade: Alguns fenômenos podem ser expressos por um conjunto de coordenadas (x,y) e deseja-se fazer um modelo matemático deste fenômeno, ou seja, expressá-lo por uma fórmula matemática, onde entrando-se com um valor x, obtem-se o valor y.

Matemática no Dia-Dia
A maior parte dos estudantes vêem o ensino da Matemática como uma das matérias mais difíceis e menos atraentes. Mal se dão conta de que todos fazem uso da Matemática no dia-a-dia. Em casa, no trabalho, no supermercado, no esporte. No futebol, além do tempo do jogo, há a quantidade de jogadores, a probabilidade de ganho ou perda nos campeonatos com os pontos adquiridos nos jogos.

posted under | 0 Comments

Fator Comum em Evidência

A fatoração surge como um recurso da Matemática para facilitar os cálculos algébricos; através dela conseguimos resolver situações mais complexas.
Na fatoração por fator comum em evidência, utilizamos a idéia de fazer grupos de polinômios, ao fatorar escrevemos a expressão na forma de produto de expressões mais simples.
O polinômio x² + 2x possui forma fatorada, veja:

x² + 2x .: podemos dizer que o monômio x é comum a todos os termos, então vamos colocá-lo em evidência e dividir cada termo do polinômio x² + 2x por x.
Temos: x (x + 2)
Concluímos que x (x + 2) é a forma fatorada do polinômio x² + 2x.
Para termos certeza dos cálculos, podemos aplicar a distribuição na expressão x (x + 2) voltando ao polinômio x² + 2x.

Exemplos de fatoração utilizando fator comum em evidência:

Exemplo 1
8x³ - 2x² + 6x (fator comum: 2x)
2x (4x² - x + 3)


Exemplo 2
a6 – 4a² (fator comum: a²)
(a4 – 4)


Exemplo 3
4x³ + 2x² + 6x (notamos que o monômio 2x é comum a todos os termos)
2x (2x² + x + 3)

Exemplo 4
6x³y³ – 9x²y + 15xy² (fator comum: 3xy)
3xy (2x²y² – 3x + 5y)


Exemplo 5
8b4 – 16b² – 24b (fator comum: 8b)
8b (b³ – 2b – 3)


Exemplo 6
8x² – 32x – 24 (fator comum: 8)
8 (x² – 4x – 3)

Não esqueça! Para resolver ''fatoração de polinômios'', você precisa saber:

Monômios e polinômios; operações com números racionais, fatoração de polinômios.

Exemplo de Aplicabilidade: Aplicação do fator comum em evidência na resolução de uma equação produto e na resolução de uma equação incompleta do 2º grau, numa prova de faculdade, por exemplo.

Matemática no Dia-Dia

Por que estudar Matemática?
A principal razão para se estudar a matemática de nível avançado é que ela é interessante e prazerosa.
As pessoas gostam de sua característica desafiadora, de sua clareza, e do fato de que você pode saber se está certo ou não.
A solução de um problema provoca uma excitação e uma satisfação. Você vai encontrar todos estes aspectos em um curso de nível superior. Você também deve estar ciente da enorme importância da matemática, e do modo como ela está avançando numa velocidade espetacular.

posted under | 0 Comments
Postagens mais recentes Postagens mais antigas Página inicial
C.E.S.
Alunas: Tacila Santos e Ariana Costa
Professor: Luciano Reis
Série: 7ª Série (8º Ano)
Disciplina: Matemática

Visitas

Followers

Sam vocabular


Recent Comments